CartaExpressa
Novo comandante do Exército fará ‘costuras internas’ após troca, diz Múcio
O ministro da Defesa se reuniu com Tomás Paiva, em Brasília; a primeira reunião do Alto Comando deve ocorrer nesta terça


O ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, disse nesta segunda-feira 23 que o novo comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva, fará uma “costura interna” na Força após a demissão de Júlio César de Arruda, concretizada no último sábado.
Múcio se reuniu com Tomás nesta manhã. O militar já trabalha na sede do Quartel-General do Exército, em Brasília.
“Ele [Tomás] prometeu servir ao País no comando do Exército. Está entusiasmado. Evidentemente que existem algumas costuras internas para fazer, a coisa foi muito rápida, mas nós tínhamos que fazer o que foi feito”, disse Múcio após o encontro.
A jornalistas, o ministro acrescentou ter conversado nesta manhã com Arruda, que passou por uma cirurgia ainda no sábado. O procedimento foi bem-sucedido, segundo Múcio. Ele também tentou minimizar o impacto da troca no comando do Exército.
“Desde a questão dos acampamentos, do dia 8, houve uma quebra de confiança, entendeu? De maneira que fica muito difícil trabalhar quando as coisas ficam sob suspeita, se ia ou não tomar a providência. Mas está tudo em paz, tudo calmo. Foi um final de semana evidentemente de muito trabalho.”
A tendência é de que a primeira reunião do Alto Comando do Exército sob nova gestão ocorra nesta terça-feira 24.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Novo comandante do Exército convoca primeira reunião de cúpula da Força após assumir o posto
Por Agência O Globo
Joaquim Barbosa rebate Mourão sobre troca do comando do Exército: ‘Poupe-nos da sua hipocrisia’
Por CartaCapital
Entenda em cinco pontos a crise que levou Lula a demitir o comandante do Exército
Por Agência O Globo