CartaExpressa
Nova ministra, Macaé se despede da ALMG e promete apurar denúncias de assédio
A deputada estadual substituirá Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos


A deputada estadual de Minas Gerais Macaé Evaristo (PT) se despediu, nesta terça-feira 10, dos colegas da Assembleia Legislativa do estado. Ela foi escolhida pelo presidente Lula (PT) para assumir o Ministério dos Direitos Humanos após a saída de Silvio Almeida, acusado de assédio.
Em seu pronunciamento, Macaé elencou as prioridades de sua gestão e prometeu “dar encaminhamento” a cerca de 7 mil denúncias de assédio recebidas pela pasta em 2024. Também ressaltou o amparo à população em situação de rua e aos idosos. “Vamos fortalecer essas políticas que salvam vidas”, declarou.
Macaé proferiu um discurso emocionado, no qual exaltou o apoio para a entrada na política. “Minha família me ensinou que não somos sozinhas para lutar e que a gente luta não pela gente, mas pelas pessoas vítimas de opressão”, afirmou. “Agora, minha missão alcançará todo o Brasil.”
A petista, que cumpriu 587 dias de seu mandato na ALMG, é a primeira deputada estadual em Minas a deixar o cargo para ocupar um ministério em Brasília. Antes de Macaé, apenas Anderson Adauto se afastou do posto para o mesmo objetivo, em 2003.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

MPT abre inquérito para investigar denúncias contra Silvio Almeida
Por CartaCapital
PF ouvirá mulher que diz ter sido assediada por Silvio Almeida
Por Agência Brasil
Nomeação de Macaé Evaristo ao Ministério dos Direitos Humanos é publicada
Por CartaCapital
Sigilo para vítimas de assédio e prioridades: o que diz Macaé como ministra dos Direitos Humanos
Por CartaCapital