CartaExpressa
Nova ministra do Turismo quer reduzir o preço das passagens e melhorar a imagem do Brasil
Segundo Daniela Carneiro, a solução passa pelo trabalho com outras pastas, como a Fazenda, comandada por Fernando Haddad


Empossada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no domingo 1º, Daniela Carneiro assumiu formalmente o Ministério do Turismo nesta segunda-feira 2. Em discurso, afirmou que um de seus objetivos é “resolver com urgência o aumento exorbitante das passagens aéreas”.
Baratear as passagens, prosseguiu a ministra, passa pelo trabalho com outras pastas, como a Fazenda, comandada por Fernando Haddad.
Outra meta da nova gestão, segundo Daniela Carneiro, será melhorar a imagem do Brasil no exterior, por meio do fortalecimento da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, a Embratur.
O deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ), escolhido para presidir a Embratur, participou da cerimônia nesta segunda e destacou a “enorme possibilidade” do turismo para gerar emprego e renda.
Participaram da formalização da posse de Daniela Carneiro – conhecida como Daniela do Waguinho -, o prefeito de Belford Roxo e marido da ministra, Waguinho (União Brasil); o deputado federal Luciano Bivar (PE), presidente do União Brasil; e André Ceciliano (PT), presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Haddad assume a Fazenda e promete novo arcabouço fiscal: ‘Precisamos reconstruir a casa’
Por CartaCapital
Rui Costa assume Casa Civil propondo destravar obras judicializadas e unir setor agrícola
Por CartaCapital
Novo ministro da Educação diz que prioridade é a alfabetização na idade certa
Por CartaCapital