CartaExpressa
‘No primeiro dia do meu governo, a direção do BC será convidada a se demitir’, diz Ciro
‘O Banco Central comigo será mandatário, portanto gozará de uma autonomia operacional, mas para cumprir a menor inflação a pleno emprego’, afirmou o pedetista


O pré-candidato do PDT à Presidência, Ciro Gomes, afirmou que convidará a diretoria do Banco Central a se demitir, caso seja eleito em outubro deste ano.
Segundo ele, não haveria quebra de contrato, já que nos primeiros seis meses de governo seria revogado o atual estatuto da autonomia “tal como foi votado”.
“No primeiro dia do meu governo – nós somos todos cavalheiros -, a atual direção do Banco Central será convidada a se demitir. Ficou alguma dubiedade?”, perguntou Ciro em entrevista ao Manhattan Connection, do Canal MyNews, na quinta-feira 14.
“O Banco Central brasileiro comigo será mandatário, portanto gozará de uma autonomia operacional, mas para cumprir a menor inflação a pleno emprego. Hoje, o regime de metas de inflação determina apenas a perseguição da menor inflação, desconsiderando qualquer outra ordem de considerações ou valores, o que é um absurdo completo, criminoso num País com essa situação social e econômica. E só tem uma arma para atirar, que é a taxa de juros.”
Uma pesquisa PoderData divulgada nesta semana mostra que Ciro, o mais competitivo da terceira via, continua distante do segudno turno. Lula (PT) lidera a corrida, com 40% das intenções de voto, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 35%. O pedetista soma 5%, tecnicamente empatado com João Doria (PSDB) e André Janones (Avante), que têm 3% cada, e com Simone Tebet (MDB), com 2%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entre Lula e Ciro, Kalil diz que apoiará candidato de esquerda para a presidência
Por CartaCapital
Ciro admite que tem de se mostrar viável até junho para atrair siglas
Por Estadão Conteúdo
Ciro Gomes culpa PT do Rio por eleição de Witzel; petista reage
Por Estadão Conteúdo