CartaExpressa
No cercadinho, Bolsonaro ironiza jovens desempregados: ‘Tem que correr atrás’
No 1º trimestre, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos chegou a 22,8%


O presidente Jair Bolsonaro ironizou a situação de jovens desempregados no País e disse que eles deveriam “correr atrás”.
“‘A culpa é do governo, cadê meu emprego?’ Você tem que correr atrás”, disse em tom irônico o ex-capitão a apoiadores no cercadinho do Palácio da Alvorada, nesta quinta-feira 21. “Eu não crio emprego. Quem cria emprego é a iniciativa privada. Eu não atrapalho o empreendedor.”
Ele citou a Lei da Liberdade Econômica, sancionada em 2019, como um dos supostos feitos de sua gestão na criação de empregos.
No primeiro trimestre de 2020, a taxa de desemprego entre jovens de 18 a 24 anos chegou a 26,3%. O índice subiu a 30% no mesmo período de 2021 e recuou para 22,8% no primeiro trimestre de 2022.
Bolsonaro ironiza jovens que o responsabilizam por desemprego. “A culpa é do governo, cadê meu emprego?’ Você tem que correr atrás”.
Presidente disse que “não cria empregos”. Em seguida, afirmou que sua gestão é responsável pela criação de 3 milhões de postos de trabalho. pic.twitter.com/MDBXUbtsln
— Metrópoles (@Metropoles) July 21, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

IBGE: Taxa de desemprego no trimestre é a menor desde 2015
Por CartaCapital
Incomodado com o apoio de Anitta a Lula, Bolsonaro pede que evangélicos deem uma ‘chegada’ nos jovens
Por Getulio Xavier
Datafolha: Lula tem larga vantagem sobre Bolsonaro entre mulheres, jovens e beneficiários do Auxílio Brasil
Por CartaCapital