CartaExpressa
No Brasil para o G20, Dilma se reúne com Lula no Palácio da Alvorada
Ex-presidenta hoje está à frente do Banco dos Brics e reside em Xangai, na China, onde fica a sede da instituição


A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), hoje à frente do Banco dos Brics, esteve no Palácio da Alvorada nesta sexta-feira 26 e se reuniu com o presidente Lula (PT).
O encontro não consta da agenda presidencial do petista. “Sempre bem-vinda”, afirmou Lula nas redes sociais ao registrar a vista.
Dilma, que reside em Xangai, na China, onde fica a sede da instituição financeira, está no Brasil para participar de reuniões do G20.
Na segunda-feira, por exemplo, a ex-presidenta participou da abertura do States of the Future, no Rio de Janeiro, um evento paralelo da cúpula que se estende até esta sexta.
Ao discursar, ela criticou o uso do dólar como “papel de reserva internacional” e falou sobre os desafios para o crescimento industrial com a alta da moeda americana.
Recebi a companheira @dilmabr no Palácio da Alvorada hoje de tarde. Primeiro retorno dela ao Alvorada desde 2016. Sempre bem-vinda.
📸 @ricardostuckert pic.twitter.com/RvBDAPVZk8
— Lula (@LulaOficial) July 26, 2024
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR denuncia Nikolas Ferreira por injúria contra Lula, mas sugere acordo
Por Wendal Carmo
Ausência de governadores da oposição em cerimônias volta a incomodar Lula
Por CartaCapital