Às vésperas das eleições municipais, a vacina “chinesa” é foco central de polarização política no Brasil. É o que mostra a pesquisa feita pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV com dados de Twitter, Instagram, Facebook e Youtube, entre 1º e 27 de outubro.
O levantamento identificou milhões de postagens, vídeos, interações e conteúdos políticos sobre o acordo de vacinação entre São Paulo e China.
Houve 2 milhões de postagens sobre o assunto. O núcleo alinhado ao governo de Jair Bolsonaro, com influenciadores nacionais, concentra 24% dos perfis e a maior parte das interações: 56% — ou seja, em forte campanha de engajamento contrário à vacina “chinesa”.
E, do outro lado, com discussão mais fragmentada e com a participação da maior parte dos perfis, uma parte pró-imunização e em defesa da vacinação obrigatória reúne 47% dos perfis, mas somente 32% das interações, e junta-se a uma outra base de perfis, sem alinhamento político explícito, e que agrega 20% dos perfis.
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