CartaExpressa
Não tenho dúvidas que a aprovação da reforma tributária influenciará o Copom, diz Lira
Para o presidente da Câmara, este será um reflexo de “sinalizações” positivas que a política tem dado às autoridades monetárias


O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse em entrevista a jornalistas nesta sexta-feira 7, acreditar que a aprovação da reforma tributária irá influenciar decisões da próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central.
“A avaliação externa é de satisfação de o Brasil ter conseguido votar, no Congresso Nacional, uma matéria dessa importância. Acredito que ela vai influenciar, não tenho dúvidas, na sinalização da próxima reunião do Copom”, disse.
O encontro do Copom previsto para agosto é determinante para estabelecer diretrizes da política monetária e definir a taxa básica de juros. A taxa Selic, que está em 13,75% desde agosto de 2022, deve ser um dos focos.
Para Lira, este movimento será um reflexo de “sinalizações” positivas que a política tem dado à autoridade monetária. “Todas as votações do Congresso visam um ambiente mais estável e seguro, com segurança jurídica, desburocratização, simplificação, então isso influencia”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula celebra aprovação da reforma tributária na Câmara: ‘Um momento histórico e uma grande vitória’
Por CartaCapital
‘Os comunistas do PL’: Deputados ironizam votos de bolsonaristas na reforma tributária
Por CartaCapital
‘Só extremistas foram contra’, avalia Haddad após aprovação da reforma tributária na Câmara
Por CartaCapital
‘A gente acata a legislação’, diz Galípolo sobre autonomia do Banco Central
Por Camila da Silva