CartaExpressa
‘Não é tempo de ficar no muro’, diz representante dos EUA no G7 sobre o Brasil
A declaração ocorre um dia após Bolsonaro evitar condenar a operação da Rússia contra a Ucrânia


O encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Douglas Koneff, pediu de maneira enfática que o governo de Jair Bolsonaro condene os ataques russos à Ucrânia.
“Não é tempo de ficar no muro. Todos os países devem condenar o ataque. A voz do Brasil importa. Temos confiança de que o Brasil vai fazer o que for correto”, disse Koneff, citado pelo jornal O Globo, em uma reunião com representantes de países do G7.
A declaração ocorre um dia depois de o presidente Jair Bolsonaro evitar condenar a operação militar deflagrada pela Rússia contra a Ucrânia.
Na reunião, que aconteceu na Embaixada da Alemanha em Brasília, antes de um encontro dos diplomatas europeus com autoridades do Itamaraty, os embaixadores afirmaram que países democráticos precisam condenar a ofensivas russa na Ucrânia para que o mesmo não ocorra em outros países.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Proibir homens de deixar a Ucrânia é medida retórica e sem efeito prático, avalia professor
Por Ana Luiza Basilio
Rússia diz que Ucrânia ‘desapareceu’ após sinalizar disposição para diálogo
Por CartaCapital