CartaExpressa
Na França, Lula vence Bolsonaro com quase 83% dos votos; confira resultados de outros países
Pela manhã, eleitores chegaram a esperar cerca de 3 horas para votar na capital francesa. No início da tarde, a espera diminuiu


O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Palácio do Planalto, derrotou Jair Bolsonaro (PL) em diversas capitais europeias. Os dados foram compilados pelo jornalista Jamil Chade, do UOL, a partir dos boletins de urna divulgados pelos consulados.
Em Paris, na França, Lula recebeu 7.885 votos (mais de 82%), ante 1,6 mil de Bolsonaro (17%). No primeiro turno, o petista já havia vencido na França, com 77,5% dos votos. O ex-capitão chegou em segundo lugar, com 13,7% dos votos.
Uma longa fila se formou desde cedo em torno do espaço La Rochefoucauld, no 9° distrito de Paris, centro-norte da capital francesa. Pela manhã, eleitores chegaram a esperar cerca de três horas para votar. No início da tarde, a espera diminuiu.
Nas últimas horas antes do encerramento, praticamente não havia mais filas, um cenário bem diferente do primeiro turno, quando a votação teve de ser estendida por mais de uma hora devido ao forte fluxo de eleitores.
Na Grécia, Lula obteve 242 votos, enquanto Bolsonaro somou 193. Na Rússia, a vantagem do petista é de 46 a 23.
Em Viena, na Áustria, Lula venceu por 961 a 379. Em Genebra, na Suíça, o triunfo do petista ocorreu por 2.320 a 2.279.
(Com informações da RFI)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Coligação de Lula pede a prisão imediata do diretor-geral da PRF por blitze na eleição
Por CartaCapital
Ciro Gomes confirma voto em Lula neste 2º turno: ‘Segui a orientação do partido’
Por CartaCapital
‘Foi uma cena grotesca’, diz Lula sobre Zambelli armada em São Paulo
Por CartaCapital