CartaExpressa
MPF vai investigar uso de agentes da Abin no monitoramento da Cúpula do Clima
Na mira estão possíveis irregularidades praticadas pelos ministros Augusto Heleno e Ernesto Araújo
O Ministério Público Federal determinou a abertura de um inquérito civil público para apurar o uso de oficiais da Agência Brasileira de Inteligência no monitoramento da Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Madri, no ano passado.
Na mira do MPF, estão possíveis irregularidades praticadas pelos ministros Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional, e Ernesto Araújo, das Relações Exteriores. Ambos serão intimados a depor.
A decisão foi tomada a partir de representação da bancada do PSOL na Câmara dos Deputados. Segundo a denúncia feita pelo jornal O Estado de S.Paulo em outubro de 2020, os oficiais da Abin observaram membros da delegação brasileira, de organizações não-governamentais e de outros países.
A preocupação do governo era com a imagem do País no exterior em meio ao aumento da devastação da Amazônia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


