CartaExpressa
MPF abre inquérito para apurar a responsabilidade do Estado na crise yanomami
O órgão quer apurar em que medida ações e omissões de agentes públicos, alvos de representações, contribuiu para o agravamento da saúde da população local
O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar a responsabilidade do Estado brasileiro na crise humanitária vivida pelos povos Yanomami em Roraima. O órgão quer apurar em que medida ações e omissões de agentes públicos, alvos de representações, contribuiu para o agravamento da saúde da população local.
O órgão entende que já há um vasto acervo de evidências para a imediata responsabilização do estado brasileiro. “Tal acervo revela um panorama claro de generalizada desassistência à saúde, sistemático descumprimento de ordens judiciais para repressão a invasores do território indígena e reiteradas ações de agentes estatais aptas a estimular violações à vida e à saúde do povo Yanomami”, descreve um trecho do documento que determina a instauração do inquérito civil.
O novo inquérito quer determinar a exata dimensão da crise humanitária em curso, o esclarecimento de suas causas e impactos socioambientais, bem como a apuração do grau de envolvimento de cada agente público.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Yanomamis: Defensoria cobra reforço de aeronaves para combater crise humanitária
Por Wendal Carmo
Lula define novas ações para cortar o acesso de garimpeiros à Terra Yanomami
Por CartaCapital
Ouro, comida e trabalho: as promessas feitas por garimpeiros que abusam de mulheres yanomami
Por CartaCapital
Comitiva chega a Roraima para ouvir lideranças Yanomami
Por Agência Brasil


