CartaExpressa
MPF abre inquérito civil para investigar autoridades envolvidas em terrorismo no DF
Procurador menciona militares e aponta evidências de ‘omissão dolosa’
O Ministério Público Federal no Distrito Federal instaurou um inquérito civil para apurar a conduta de autoridades públicas envolvidas nos episódios de violência promovidos por bolsonaristas em 8 de janeiro.
A determinação partiu do procurador Carlos Henrique Martins Lima, nesta terça-feira 17. Segundo ele, decisões do Supremo Tribunal Federal no inquérito que investiga os atos golpistas apontam “evidências de que autoridades públicas, inclusive militares, dolosamente deixaram de cumprir o seu papel de garantir segurança dos prédios públicos federais nos episódios criminosos”.
Martins Lima afirma, ainda, que as omissões dolosas podem configurar ato de improbidade administrativa e que os elementos já existem autorizam a abertura de um inquérito civil. O procedimento deve correr em sigilo e tem duração prevista de um ano.
Entre os alvos em potencial dessa investigação estão o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres, preso desde o último sábado 14.
Os nomes dos investigados, porém, não foram divulgados.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes determina que Cappelli esclareça a conduta de agentes de segurança em atos golpistas
Por CartaCapital
Lula se reunirá com comandantes das Forças Armadas dias após atos golpistas em Brasília
Por CartaCapital
Instituições não são feitas só de tijolos, diz Moraes após atos golpistas no DF
Por CartaCapital


