CartaExpressa
MPF abre inquérito civil para investigar autoridades envolvidas em terrorismo no DF
Procurador menciona militares e aponta evidências de ‘omissão dolosa’


O Ministério Público Federal no Distrito Federal instaurou um inquérito civil para apurar a conduta de autoridades públicas envolvidas nos episódios de violência promovidos por bolsonaristas em 8 de janeiro.
A determinação partiu do procurador Carlos Henrique Martins Lima, nesta terça-feira 17. Segundo ele, decisões do Supremo Tribunal Federal no inquérito que investiga os atos golpistas apontam “evidências de que autoridades públicas, inclusive militares, dolosamente deixaram de cumprir o seu papel de garantir segurança dos prédios públicos federais nos episódios criminosos”.
Martins Lima afirma, ainda, que as omissões dolosas podem configurar ato de improbidade administrativa e que os elementos já existem autorizam a abertura de um inquérito civil. O procedimento deve correr em sigilo e tem duração prevista de um ano.
Entre os alvos em potencial dessa investigação estão o governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), e o ex-secretário de Segurança do DF Anderson Torres, preso desde o último sábado 14.
Os nomes dos investigados, porém, não foram divulgados.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes determina que Cappelli esclareça a conduta de agentes de segurança em atos golpistas
Por CartaCapital
Lula se reunirá com comandantes das Forças Armadas dias após atos golpistas em Brasília
Por CartaCapital
Instituições não são feitas só de tijolos, diz Moraes após atos golpistas no DF
Por CartaCapital