CartaExpressa
MPE pede que o TSE recuse a candidatura de Roberto Jefferson à Presidência
Segundo a solicitação, o ex-deputado não reverteu sua inelegibilidade


O Ministério Público Eleitoral pediu, nesta quinta-feira 18, que o Tribunal Superior Eleitoral indefira o requerimento de registro de candidatura à Presidência da República apresentado pelo ex-deputado Roberto Jefferson (PTB). A informação é do portal G1.
O requerimento foi apresentado por Jefferson em 12 de agosto. Segundo o MPE, ele está inelegível até dezembro de 2023 por ter sido condenado pelo Supremo Tribunal Federal em 2012, no processo do “mensalão”.
A pena criminal foi perdoada em 2016, mas o MPE avalia que não foram suspensos os efeitos secundários, entre eles a impossibilidade de que ele se candidate a algum cargo eletivo. O prazo para o TSE julgar todas as solicitações de impugnação vai até 12 de setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.