CartaExpressa
MP Militar abre apuração contra Ciro por declaração sobre Forças Armadas
O início do procedimento acolhe um pedido do Ministério da Defesa


O Ministério Público Militar em São Paulo iniciou uma apuração contra o candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, por suposta difamação contra as Forças Armadas. A abertura do procedimento acolhe um pedido do Ministério da Defesa. A informação é da Folha de S.Paulo.
Trata-se de uma reação a uma declaração do pedetista à rádio CBN em 21 de junho deste ano. Na ocasião, ele relatou uma situação de abandono na Amazônia, avaliou que o governo de Jair Bolsonaro destruiu construções de comando e controle e disse que a região se converteu em uma “holding do crime”, em que “o narcotráfico é claramente protegido por autoridades brasileiras, inclusive as Forças Armadas”.
Por meio da Defesa, o governo Bolsonaro acusou Ciro de cometer incitação ao crime (artigo 286 do Código Penal) e de propalar fatos, “que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público” (artigo 21 do Código Penal Militar).
A Procuradoria da República no Distrito Federal não identificou elementos a justificarem o avanço de uma apuração sobre incitação ao crime. Entendeu, porém, haver “a possibilidade de que a conduta supostamente ilícita narrada tenha violado interesses das Forças Armadas”.
À Folha, o Ministério Público Militar informou que o caso foi distribuído a um promotor de Justiça Militar nesta semana, mas que ainda não há movimentação processual.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ciro atribui assassinato de apoiador de Lula por bolsonarista a ‘polarização odienta’
Por CartaCapital
Filhos de Lula interpelam Ciro na Justiça após declaração sobre corrupção na família do petista
Por Alisson Matos
O destino dos votos de Ciro e Tebet em um segundo turno entre Lula e Bolsonaro, segundo pesquisa
Por Alisson Matos