CartaExpressa
MP diz ter recebido imagens das câmeras de policiais em ação no Guarujá
As gravações podem ajudar a elucidar as 16 mortes ocorridas na operação


O Ministério Público de São Paulo informou nesta segunda-feira 7 ter começado a receber as imagens das câmeras corporais usadas pelos policiais envolvidos na Operação Escudo.
Iniciada no Guarujá, na Baixada Santista, a operação foi deflagrada após a morte do policial Patrick Bastos Reis e já deixou 16 mortos.
“Os promotores designados pela Procuradoria-Geral de Justiça para apurar os desdobramentos da intervenção na Baixada Santista aguardam o envio de outros dados solicitados à corporação, que vem colaborando para o esclarecimento dos fatos”, acrescentou o MP.
Também nesta segunda, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo atualizou o balanço sobre o número de pessoas presas na operação. No domingo, com 21 novos alvos, o total chegou a 181.
Segundo a SSP, as autoridades policiais apreenderam 22 armas e 495 quilos de drogas. De acordo com a pasta, o objetivo da operação seria “sufocar o tráfico de drogas e desarticular o crime organizado” na região.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.