CartaExpressa
MP da Itália dá aval para enviar ao Brasil imagens de ataque a Moraes em Roma
A Polícia Federal solicitou acesso aos registros em julho


O Ministério Público da Itália concedeu um parecer a favor da liberação das imagens que mostram os atos de hostilidade contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, no Aeroporto de Roma, em 14 de julho.
A manifestação, encaminhada à Justiça, foi revelada pelo UOL nesta sexta-feira 25. Com o aval do MP, a Justiça pode notificar as autoridades locais a enviarem as imagens para o Brasil.
Em 17 de julho, a Polícia Federal brasileira solicitou à Interpol o envio dos registros. Um dia depois, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços de suspeitos de envolvimento na agressão: o empresário Roberto Mantovani Filho, a esposa dele, Andreia Mantovani, e o genro do casal, Alex Zanatta.
Todos já prestaram depoimento à corporação, incluindo Moraes e sua esposa. Os suspeitos de agressão negam as acusações. Mantovani Filho, por exemplo, admitiu apenas ter agido para “afastar” o filho de Moraes de sua esposa depois de supostas ofensas serem direcionadas a ela.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes compartilha inquéritos do STF com a CPMI do 8 de Janeiro
Por Wendal Carmo
Moraes autoriza a permanência de Roberto Jefferson em hospital no Rio
Por Wendal Carmo
Múcio aciona Moraes para obter lista de militares que se reuniram com Delgatti em 2022
Por Leonardo Miazzo