CartaExpressa
MP apura propaganda de armas e de Bolsonaro no muro de uma igreja presbiteriana
A Promotoria de Cascavel instaurou uma notícia de fato e mira também a legislação eleitoral


O Ministério Público do Paraná iniciou uma investigação para apurar uma propaganda de armas e em favor do presidente Jair Bolsonaro (PL) no muro de uma igreja presbiteriana em Cascavel (PR).
Em nota, a 12ª Promotoria de Justiça de Cascavel informou que, por meio de uma notícia de fato, apurará o caso “tanto do ponto de vista eleitoral, quanto da proibição de veiculação de propaganda sobre armamentos”, a fim de “adotar eventuais providências cabíveis”. As regras do Estatuto do Desarmamento vetam o incentivo ao porte de armas fora de publicações especializadas.
O terreno da igreja fica ao lado de uma loja de armas, a Pesca & Cia. O pastor da unidade de Cascavel, o reverendo Ednaldo Batista Ribeiro, é apoiador de Bolsonaro. No muro, a publicidade usa uma foto do ex-capitão com seu slogan de campanha em 2018.
Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, ele disse que “fica ruim para a igreja essa propaganda, porque alguém que olha pensa que é nosso”, mas alegou não ter “o que fazer”.
“Como estamos aqui há muitos anos, não vamos arrumar briga com o vizinho.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.