CartaExpressa

Movimento de população de rua denuncia mortes por hipotermia em São Paulo

Movimento de população de rua denuncia mortes por hipotermia em São Paulo

Segundo os cálculo da entidade, na última semana morreram de frio pelo menos 12 pessoas na capital; Vereadora pede que o MP-SP apure o caso

Créditos: EBC

Créditos: EBC

Ao menos 12 pessoas teriam morrido na cidade de São Paulo na última semana em decorrência da onda de frio que perdura na cidade. A informação é do Movimento Estadual da População em Situação de Rua de São Paulo.

Segundo o movimento, cinco vítimas estariam na Praça da Sé, duas na Mooca, duas na Barra Funda, uma na Baixada do Glicério, uma no Terminal Tiradentes e uma no Pátio do Colégio.

Na quarta-feira 30, a vereadora Erika Hilton encaminhou um pedido ao Ministério de Público de São Paulo para averiguar ausência de assistência e proteção social às pessoas em situação de rua por parte do poder público estadual e municipal.

 

 

A Prefeitura de São Paulo não comentou os casos, apenas informou que as pessoas que aceitaram acolhimento podem ser acolhidas no Clube Esportivo Pelezão, desde a quarta-feira, que disponibiliza 140 vagas. A Prefeitura afirmou ainda ainda que a ação de acolhimento é reforçada quando as temperaturas atingem patamares igual ou inferior a 13ºC, ou sensação térmica equivalente. Também acrescentou que pessoas em situação de rua podem solicitar uma abordagem social pela Central 156 (ligação gratuita nas opções 0 e em seguida 3).

 

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem