CartaExpressa
Mourão comemora o golpe militar de 1964: ‘Força e honra’
O general, vice-presidente da República, se manifestou no aniversário de 57 anos do golpe


O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, foi às redes sociais nesta quarta-feira 31 celebrar o golpe militar de 1964, que mergulhou o Brasil em uma ditadura que durou 21 anos.
“Neste dia, há 57 anos, a população brasileira, com apoio das Forças Armadas, impediu que o Movimento Comunista Internacional fincasse suas tenazes no Brasil. Força e Honra!”, escreveu o militar.
Na véspera, uma nota oficial assinada pelo novo ministro da Defesa, general Walter Braga Netto, se referiu ao golpe como “movimento de 1964” e afirmou que ele “é parte da trajetória histórica do Brasil”.
“Assim devem ser compreendidos e celebrados os acontecimentos daquele 31 de março”, diz ainda o texto. Leia a íntegra da Ordem do Dia sobre 31 de março de 1964.
Eis o tweet de Mourão:
Neste dia, há 57 anos, a população brasileira, com apoio das Forças Armadas, impediu que o Movimento Comunista Internacional fincasse suas tenazes no Brasil. Força e Honra!
📸FGV/CPDOC pic.twitter.com/j1SmtHwd93
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) March 31, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.