CartaExpressa
Moscou ‘adverte’ o Ocidente contra utilizar rebelião do Wagner com objetivos ‘antirrussos’
Chancelaria russa afirma que o motim não impedirá o país de ‘alcançar seus objetivos’ na Ucrânia
A Rússia alertou as potências ocidentais neste sábado 24 contra qualquer tentativa de utilizar a rebelião do grupo paramilitar Wagner para promover uma agenda antirrussa e assegurou que o motim não impedirá Moscou de “alcançar seus objetivos” na Ucrânia.
O Wagner intensificou o movimento rebelde na sexta-feira. Seu líder, Yevgueni Prigozhin, anunciou a ocupação do quartel-general do Exército russo em Rostov, um centro nevrálgico das operações na Ucrânia, e garantiu controlar várias instalações militares.
Pouco antes, Prigozhin acusou o Exército da Rússia de bombardear suas bases na retaguarda do front com a Ucrânia, provocando “um grande número” de vítimas entre os seus combatentes.
“Advertimos aos países ocidentais contra qualquer [tentativa] de aproveitar a situação interna na Rússia para alcançar seus objetivos russofóbicos”, afirmou o Ministério das Relações Exteriores em um comunicado. “Todos os objetivos da operação militar especial [na Ucrânia] serão atingidos.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Wagner mobiliza tanques e rebeldes armados na cidade russa de Rostov; veja imagens
Por CartaCapital e AFP
Líder checheno anuncia envio de tropas para ‘zonas de tensão’ após rebelião do Wagner
Por AFP
Entenda o que é o grupo Wagner, que lançou uma rebelião contra o comando militar da Rússia
Por CartaCapital
Zelensky diz que ‘fragilidade’ da Rússia é ‘evidente’, após rebelião do grupo Wagner
Por AFP


