CartaExpressa

Mortes após chuvas em Pernambuco passam de 80; municípios decretam emergência

Segundo o governo estadual, há o registro de 79 vítimas das 18h da sexta-feira 27 até este domingo

Trabalho de resgate no Recide (PE) em 29 de maio de 2022. Foto: Brenda Alcântara/AFP
Apoie Siga-nos no

O número de mortes em decorrência das chuvas torrenciais que atingem Pernambuco há dias subiu para 84 no fim da tarde deste domingo 29, de acordo com o governador Paulo Câmara (PSB).

Segundo Câmara, há o registro de 79 vítimas das 18h da sexta-feira 27 até este domingo.

O governo pernambucano também confirmou que 14 municípios decretaram situação de emergência: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Ferrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbauba e Camaragibe.

Paulo Câmara ainda anunciou a liberação de 100 milhões de reais para os municípios afetados pelas chuvas.

“Sabemos que essas primeiras horas são muito difíceis, os primeiros socorros. É atuar efetivamente nas ações”, disse Câmara em entrevista coletiva. “Conversei com todos os prefeitos justamente para elaborarem um plano de trabalho para saber quais as ações que vão precisar do apoio do estado neste momento.”

Na manhã deste domingo, o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira, afirmou que “embora tenha parado de chover agora, a gente está com chuvas fortes previstas para os próximos dias”. E acrescentou: “Então, a primeira coisa é manter as medidas de autoproteção.”

Ferreira foi ao Recife acompanhado dos ministros Carlos Brito (Turismo), Ronaldo Bento (Cidadania) e Marcelo Queiroga (Saúde).

Pelas redes sociais, o presidente Jair Bolsonaro disse que viajará à capital pernambucana na manhã desta segunda-feira 30.

Neste domingo, a busca por pessoas desaparecidas nos deslizamentos de barreiras mobiliza bombeiros, Exército e moradores do Grande Recife. No Jardim Monte Verde, ao menos 20 pessoas morreram soterradas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar