CartaExpressa
Morre Rosa Magalhães, ícone do carnaval carioca e sete vezes campeã
A carnavalesca tinha 77 anos e não resistiu a um infarto


Faleceu, nesta sexta-feira 26, a carnavalesca Rosa Magalhães. Aos 77 anos, a campeã de sete títulos do carnaval carioca não resistiu a um infarto.
A morte foi confirmada pela Império Serrano. Além da escola, Magalhães também conquistou títulos com a Imperatriz Leopoldinense e Vila Isabel.
Ela começou a carreira ainda nos anos 70, trabalhando como assistente no Salgueiro. Seu primeiro título veio em 1982, já com a Império Serrano.
A maior sequência de títulos aconteceu entre 1994 e 2001, quando ganhou cinco troféus com a Imperatriz Leopoldinense.
Rosa Magalhães era formada em cenografia, indumentária e pintura, e foi professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Sua trajetória a levou a ser responsável pela cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016.
Amplamente reconhecida no meio como um dos grandes nomes do carnaval carioca, Rosa Magalhães, segundo a Imperatriz Leopoldinense, “promoveu desfiles inesquecíveis aos olhos do público e de toda a crítica, e sempre restará marcada por sua elegância, pela entrega magistral em seus trabalhos, e principalmente por sua brasilidade nas histórias que contou ao longo de todo esse tempo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.