CartaExpressa
Morre o ex-governador Siqueira Campos, ‘criador’ do estado do Tocantins
Ao confirmar a morte do pai, Eduardo o chamou de ‘Sr. Tocantins’ e disse que ‘ele partiu sereno’


Morreu nesta terça-feira 4, aos 94 anos, José Wilson Siqueira Campos, governador do Tocantins por quatro mandatos. A morte foi confirmada por Eduardo Siqueira Campos, filho do político.
Campos estava internado desde 29 de junho em Palmas devido a uma septicemia, mas teve uma infecção generalizada e não resistiu. Ao confirmar a morte do pai, Eduardo o chamou de “Sr. Tocantins” e disse que “ele partiu sereno”.
Como deputado federal, Siqueira Campos foi relator da Subcomissão dos Estados da Assembleia Nacional Constituinte. Em 1987, redigiu e entregou ao presidente da Assembleia, Ulysses Guimarães, a fusão de emendas que daria origem ao estado do Tocantins, com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
Ele nasceu em 1º de agosto de 1928, em Crato (CE), e chegou ao Tocantins em 1960, em Colinas, no então Norte de Goiás. O político deixa oito filhos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dois dias do ‘esforço concentrado’ se vão e Câmara não vota qualquer proposta
Por CartaCapital
Senado aprova Galípolo e Aquino para diretorias do Banco Central
Por Wendal Carmo
Senado aprova PL que inclui cursos de direitos humanos na formação de agentes de segurança
Por Camila da Silva