CartaExpressa
Morre o deputado estadual Otoni de Paula Pai, aos 71 anos
Político lutava contra um câncer no fígado


Morreu, nesta segunda-feira 27, o deputado estadual pelo Rio de Janeiro, Otoni Moura de Paula, conhecido como Otoni de Paula Pai (MDB), aos 71 anos.
A informação da morte foi publicada pelo filho do político, o deputado federal bolsonarista Otoni de Paula (MDB).
Ver essa foto no Instagram
O parlamentar enfrentava há meses um câncer no fígado. As informações sobre o estado de saúde do parlamentar eram constantemente atualizadas pelos familiares nas redes sociais.
Otoni de Paula Pai era pastor e foi vereador em Nova Iguaçu, entre 1988 e 1992. Em 2016, foi eleito vereador pela cidade do Rio de Janeiro.
Em 2018 se candidatou a deputado estadual, mas não conseguiu se eleger. Em 2022, tornou a se candidatar e, dessa vez, conquistou uma vaga na Assembleia do Rio de Janeiro, com quase 42 mil votos.
Na sua biografia no site da Alerj, o político bolsonarista se definia como pai do deputado federal e “em favor da vida, da família e dos valores conservadores”.
O Governo do Estado decretou 3 dias de luto pela morte do parlamentar. Cláudio Castro (PL) também lamentou a morte do político:
“A política fluminense perdeu hoje um político atuante e um homem de Deus”, escreveu o governador bolsonarista ao lembrar da atuação de Otoni de Paula Pai como pastor.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.