CartaExpressa
Morre o cardeal Dom Eusébio Scheid por complicações da Covid-19
Morreu nesta quarta-feira 13, aos 88 anos, o cardeal Dom Eusébio Scheid, bispo em São José dos Campos e arcebispo emérito do Rio de Janeiro. Scheid estava internado em São José dos Campos (SP) por complicações provocadas pela infecção de Covid-19. A morte foi anunciada […]
Morreu nesta quarta-feira 13, aos 88 anos, o cardeal Dom Eusébio Scheid, bispo em São José dos Campos e arcebispo emérito do Rio de Janeiro. Scheid estava internado em São José dos Campos (SP) por complicações provocadas pela infecção de Covid-19.
A morte foi anunciada pela Diocese de São José dos Campos. Em nota, a organização que ele faleceu após alguns dias de hospitalização e enfrentava, além da Covid-19, “uma forte pneumonia”.
Nomeado em 1981, Dom Eusébio Oscar Scheid foi o primeiro bispo da Diocese de São José dos Campos.Tornou-se cardeal em 21 de outubro de 2003, ordenado pelo Papa João Paulo II, e participou do conclave que elegeu o papa Bento XVI. Desde 2009 era o arcebispo emérito do Rio de Janeiro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


