CartaExpressa
Morre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, aos 92 anos
Artista recebeu, em 2006, o Prêmio Pritzker, considerado o Nobel da sua profissão
Morreu aos 92 anos o arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, uma das principais figuras do mundo na sua profissão. O falecimento foi confirmado neste domingo 23 pelo seu filho, Pedro Mendes da Rocha, nas redes sociais.
“Depois de tanto projetar edifícios em concreto e aço, meu pai foi projetar galáxias com as estrelas”, escreveu o filho do arquiteto, no Facebook. A causa da morte não foi divulgada oficialmente. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o arquiteto tinha câncer de pulmão e estava internado em São Paulo.
Nascido no Espírito Santo, Mendes da Rocha foi vencedor do Prêmio Pritzker, o mais importante na arquitetura, em 2006, e do Leão de Ouro de Veneza em 2016. Também foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.
Cassado pela ditadura, ele fez do seu trabalho um manifesto da condição livre do homem, de seu desconforto com a visão predatória do consumo, da desumanização das metrópoles.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


