CartaExpressa
Morre motorista de aplicativo ferido no ataque a empresário no aeroporto de Guarulhos
Celso Araujo Sampaio era uma das três pessoas atingidas por tiros na emboscada do PCC ao empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach
O motorista de aplicativo Celso Araújo Sampaio, de 41 anos, morreu, neste sábado 9, na UTI do Hospital Geral de Guarulhos. O homem foi um dos atingidos por tiros disparados por membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) contra o empresário Antônio Vinicius Lopes Gritzbach no terminal 2 do aeroporto internacional de São Paulo na tarde de sexta-feira 8.
Celso Araújo Sampaio foi levado com vida, na sexta-feira, ao HGG após ser atingido nas costas por tiros de fuzil que tinham como alvo Gritzbach. O empresário, que lavava dinheiro para o PCC, se tornou delator após fechar um acordo com o Ministério Público paulista. A principal hipótese é de que ele tenha sido vítima de uma queima de arquivos.
Durante o ataque, com mais de 30 tiros, Gritzbach foi morto na hora atingido por, pelo menos, dez tiros. Três pessoas que estavam no local, sem qualquer relação com o empresário, ficaram feridas: Celso Araujo Sampaio, que era motorista de aplicativo, foi atingido nas costas; Willian Sousa Santos, de 39 anos, funcionário terceirizado de uma empresa que atua no aeroporto, levou um tiro na mão e ainda está em observação no hospital; Samara Lima de Oliveira, de 28 anos, foi atingida de raspão na região do abdômen, mas já recebeu alta.
Sampaio deixa três filhos.
A polícia paulista ainda não chegou aos autores do crime, mas já encontrou o veículo e as armas usadas no ataque. O carro foi encontrado na sexta-feira e os equipamentos no sábado após uma denúncia anônima. A Polícia Federal confirmou, neste sábado, que também vai apurar o assassinato em investigação nacional sobre o caso, que vai funcionar de ‘forma integrada’ aos trabalhos locais.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PF abre investigação para apurar assassinato em aeroporto internacional de São Paulo
Por CartaCapital
Assassinato em aeroporto é um grande alerta para o governo, diz membro do Fórum de Segurança Pública
Por CartaCapital


