CartaExpressa

Morre Levy Fidelix, o homem do Aerotrem

O fundador e presidente do PRTB tinha 69 anos

Morre Levy Fidelix, o homem do Aerotrem
Morre Levy Fidelix, o homem do Aerotrem
Levy Fidelix. Foto: Divulgação Levy Fidelix. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Morreu na madrugada deste sábado 24, aos 69 anos, Levy Fidelix, fundador e presidente do PRTB.

A notícia foi confirmada no perfil oficial de Fidelix nas redes sociais, em nota assinada pelo PRTB. A causa da morte não foi confirmada oficialmente.

A jornalista e cineasta Sandra Terena, que era próxima de Fidelix, informou que o político morreu de Covid-19. Ele estava internado em um hospital particular de São Paulo desde março.

Político folclórico, Fidelix nunca ocupou cargo público eletivo. Sua grande promessa era a construção do Aerotrem, um trem-bala que ligaria São Paulo e Rio de Janeiro.

Concorreu à presidência duas vezes, em 2010 e em 2014. Nesta última, sua participação ficou marcada por uma declaração homofóbica. Durante um debate na TV Record, Fidelix disse não reconhecer famílias homoafetivas porque “dois iguais não fazem filho” e “aparelho excretor não reproduz”. O então presidenciável disse ainda que “homossexuais precisam receber tratamento psicológico” e convidou a população a ‘combatê-los.’

Em 2018, Fidelix ensaiou uma nova candidatura à presidência, mas recuou após acordo com o PSL de Jair Bolsonaro, cedendo à chapa pelo PRTB o vice Hamilton Mourão.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo