CartaExpressa
Morre aos 90 anos a atriz Léa Garcia
A atriz estava hospedada em Gramado (RS) e seria premiada na noite desta terça-feira com o Troféu Oscarito, um prêmio concedido pelo Festival de Cinema de Gramado


Morreu na madrugada desta terça-feira 15 a atriz Léa Garcia, aos 90 anos. Ela chegou a ser encaminhada ao Hospital Arcanjo São Miguel, em Gramado (RS), mas chegou sem vida. O hospital confirmou que a causa da morte foi um infarto agudo do miocárdio.
A atriz estava hospedada em um hotel na cidade porque receberia, na noite de hoje, o Troféu Oscarito, um prêmio concedido pelo Festival de Cinema de Gramado, desde 1990, para os grandes atores e atrizes do cinema nacional. Léa seria premiada juntamente com a atriz Laura Cardoso. Ela chegou a Gramado na quinta-feira 10 e estava acompanhada do filho, Marcelo Garcia.
Léa contabilizava mais de 100 produções em seu currículo, entre cinema, teatro e televisão, e chegou a receber quatro Kikito, prêmio máximo concedido pelo Festival de Gramado, com as produções Filhas do Vento, Hoje tem Ragu e Acalanto. Ela teve personagens marcantes em produções como Selva de Pedra, Escrava Isaura, Xica da Silva e O Clone.
O Festival de Cinema de Gramado publicou uma nota de pesar em suas redes sociais, enaltecendo a história antiga da atriz com a cidade de Gramado.
Ver essa foto no Instagram
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Taxa de desemprego recua em oito estados brasileiros, diz IBGE
Por CartaCapital
Apagão nacional deixa cidades de ao menos 25 estados sem energia
Por Caio César
Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel para as distribuidoras
Por CartaCapital
E-mails revelam ‘agendas privadas’ de Bolsonaro com comandantes das Forças Armadas após derrota eleitoral
Por André Lucena