CartaExpressa
Morre, aos 83 anos, ex-ministro da Ciência, Marco Antônio Raupp
Ele foi ministro de janeiro de 2012 a março de 2014 durante a gestão de Dilma Rousseff


Morreu no sábado 24, aos 83 anos, o ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp. Segundo familiares, a morte foi em decorrência de uma insuficiência respiratória aguda, decorrente de um tumor cerebral.
Raupp foi ministro de janeiro de 2012 a março de 2014 durante a gestão de Dilma Rousseff. Antes disso, ele já havia sido diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Atualmente, ele dirigia o Parque Tecnológico em São José Dos Campos, o qual ajudou a criar e implantar.
Como ministro, criou a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), em 2013, e foi responsável pela formulação e coordenação da política espacial brasileira, nela atuando entre os anos de 2011 e 2012.
Em maio deste ano, Raupp assinou um manifesto contra o colapso da Ciência, durante o governo Bolsonaro, juntamente com os também ex-ministros José Goldemberg, José Israel Vargas, Luiz Carlos Bresser Pereira, Ronaldo Sardenberg, Roberto Amaral, Sérgio Rezende, Aloizio Mercadante, Clélio Campolina, Aldo Rebelo e Celso Pansera.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.