CartaExpressa
Morre aos 80 anos Ibrahim Eris, ex-presidente do Banco Central no governo Collor
Turco de nascimento, Ibrahim chegou ao Brasil no início dos anos 1970
O ex-presidente do Banco Central (BC) Ibrahim Eris morreu nesta sexta-feira 8. O economista esteve à frente da autoridade monetária entre março de 1990 e maio de 1991, período do governo de Fernando Collor de Mello.
Em nota, o BC disse que recebeu com pesar a notícia e afirmou que o economista “não mediu esforços no trabalho de assegurar para a sociedade brasileira uma economia estável e com inflação controlada”.
“Por onde passou, Eris deixou sua marca de alto profissionalismo e empenho no que fazia. A Diretoria do Banco Central presta suas condolências aos familiares, amigos e colegas de trabalho de Eris neste momento de dor”, afirmou o comunicado.
Turco de nascimento, Ibrahim chegou ao Brasil no início dos anos 1970 e atuou como professor convidado na Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo. Era graduado em economia e estatística pela Universidade Técnica do Oriente Médio, de Ancara (Turquia).
Ele fez parte da equipe econômica da ministra Zélia Cardoso de Mello, que implantou o Plano Collor. Deixando o governo, passou a atuar como consultor de investimentos
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Comissão do Senado aprova Galípolo na presidência do Banco Central; falta o plenário
Por CartaCapital
Maioria do STF confirma a pena de Collor em caso que pode levá-lo à prisão
Por CartaCapital


