CartaExpressa
‘Moro foi desmascarado e o falso Messias será o próximo’, diz Haddad; veja reações à decisão do STF
Para Gleisi Hoffmann, presidenta do PT, a Corte abriu caminho ‘para recuperar a credibilidade do Judiciário’


O mundo político se manifestou nesta terça-feira 23 após a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal que reconheceu a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro contra o ex-presidente Lula.
Por três votos a dois, o colegiado julgou procedente um habeas corpus apresentado pela defesa do petista.
Veja algumas reações:
Ao proclamar que Sergio Moro nunca foi juiz imparcial, foi carrasco, o STF fez mais do que garantir a Lula os direitos roubados pela Lava Jato. Começou hoje o caminho para recuperar a credibilidade do Judiciário brasileiro. Vitória da Justiça, do direito e da esperança.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) March 23, 2021
Carmen reviu seu voto, para o bem do Estado Democrático de Direito. Um dia histórico. O herói foi desmascarado. O falso Messias será o próximo!! https://t.co/jHirhduf6q
— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) March 23, 2021
Mas o Estado Policial, para o qual a Lava Jato descambou em certos momentos, lamentavelmente, com suas parcialidades, seletividade e perseguições, jamais poderá também merecer o perdão da História.
— Arthur Lira (@ArthurLira_) March 23, 2021
Hoje foi o fim de linha para Moro. Agora falta levar junto o criminoso que sua farsa fez virar presidente.
— Guilherme Boulos (@GuilhermeBoulos) March 23, 2021
Estou desde o dia das mães de 2019, quando o hacker invadiu meu telefone dizendo que queria ajudar o Brasil com as provas da parcialidade de Sérgio moro e da lava-jato, esperando essa decisão que faz justiça. Moro é parcial. Já sabíamos!
— Manuela (@ManuelaDavila) March 23, 2021
Agora é oficial!#JuizLadrao pic.twitter.com/YclKwzNeFf
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) March 23, 2021
Lá em 2019, já sabíamos e dizíamos que Sergio Moro era um farsante. Hoje, sua farsa foi comprovada. Ele nunca quis combater a corrupção. Só queria fama e poder. Acabou a farsa. pic.twitter.com/EwzYsuHBcF
— Sâmia Bomfim (@samiabomfim) March 23, 2021
Outros, entretanto, criticaram a decisão do STF. Entre eles, o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-RJ), que usou as redes sociais para dizer que “Moro promoveu a Justiça e chegou no núcleo político maior do maior esquema de corrupção da história do país. Isso, nada apaga. A nossa geração deve deixar clara a sua repulsa à operação abafa em curso”.
Para o senador lavajatista Álvaro Dias (Podemos-PR), “essa decisão da Segunda Turma do STF terá consequências. A operação Lava Jato está golpeada. A esperança de nova Justiça no país mergulha”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.