CartaExpressa

Moro ‘copia’ slogan de Lula em novo convite para filiação ao Podemos

O ex-juiz foi responsável pela prisão do ex-presidente, anulada posteriormente pelo STF

Apoie Siga-nos no

O ex-juiz Sergio Moro divulgou nesta sexta-feira 5 um novo convite para a sua filiação ao Podemos, no próximo dia 10 de novembro. O evento não é novidade, mas o material chama a atenção para uma ‘coincidência’: o slogan usado por Moro é praticamente idêntico ao que o ex-presidente Lula usou em 2016 em uma campanha contra a perseguição praticada pela Lava Jato e pelo ex-juiz.

No convite divulgado por Moro é possível ler a frase “Um Brasil justo para todos”, que marca o início da corrida presidencial do ex-ministro. Em 2016, no entanto, Lula já havia usado um mote bem semelhante para organizar eventos em repúdio às ações do ex-juiz. Na ocasião, o slogan do petista era “Um Brasil justo pra todos e pra Lula”.

Compare:

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um ano depois da campanha do petista, Lula seria condenado à prisão por Moro. O ex-presidente foi levado ao cárcere no ano seguinte, onde ficou por mais de um ano. As condenações da Lava Jato, posteriormente, foram anuladas pelo Supremo Tribunal Federal por considerar que Moro não teria competência para julgar os casos.

Com a filiação ao Podemos, Moro pretende se colocar em 2022 como uma opção da chamada ‘terceira via’ contra Lula e contra Jair Bolsonaro, de quem foi ministro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar