CartaExpressa
Moraes reforça: Bolsonaro e Ramagem não estão proibidos de manter contato
A restrição se aplica ao diálogo entre novos alvos da PF na ‘Abin Paralela’ e os investigados em outros dois inquéritos


O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes reforçou, em decisão nesta quarta-feira 17, não ter proibido o contato entre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, a Abin.
Circularam na imprensa, nos últimos dias, interpretações conflitantes sobre a decisão em que Moraes autorizou a Polícia Federal a deflagrar, na semana passada, uma operação contra o suposto esquema de monitoramento ilegal na Abin sob o governo Bolsonaro.
O STF reforçou que a restrição se aplica ao contato entre os alvos da semana passada e os investigados nos inquéritos da “Abin Paralela” e da trama golpista de 2022. Na última ação da PF, Moraes determinou a prisão preventiva de Mateus de Carvalho Sposito, Richards Dyer Pozer, Rogério Beraldo de Almeida, Marcelo Araújo Bormevet e Giancarlo Gomes Rodrigues.
Diante das dúvidas, porém, a defesa de Bolsonaro protocolou um recurso para esclarecer quais investigados estavam proibidos de conversar entre si.
“Em nenhum momento, a decisão proferida afirmou, direta ou indiretamente, que estariam impedidos de manter contato entre si um investigado (Jair Bolsonaro) com outro investigado (Alexandre Ramagem), uma vez que eventuais decisões referentes àqueles autos lá serão proferidas”, escreveu Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Sem justificativas’: Abin vigiou ilegalmente favelas do RJ no governo Bolsonaro
Por Agência Pública
‘Abin Paralela’: a quem interessa conter o trabalho de ONGs, ativistas e da imprensa livre?
Por Amarílis Costa
Renan: ‘Grampolândia’ da Abin pode reabrir investigações da CPI da Covid engavetadas por Aras
Por CartaCapital