CartaExpressa

Moraes manda reativar os perfis do PCO nas redes sociais

O ministro do STF determinou, porém, que a sigla se abstenha de publicar ‘notícias fraudulentas’, sob pena de multa diária de 10 mil reais

Moraes manda reativar os perfis do PCO nas redes sociais
Moraes manda reativar os perfis do PCO nas redes sociais
Alexandre de Moraes e Rui Costa Pimenta. Fotos: Wilson Dias/Agência Brasil e Divulgação/PCO
Apoie Siga-nos no

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta terça-feira 28 liberar os perfis do Partido da Causa Operária, o PCO, nas redes sociais. Em junho do ano passado, o magistrado havia incluído a legenda no Inquérito das Fake News.

Na decisão desta terça, Moraes aponta que a conduta do PCO “caracterizou grave ferimento à ordem jurídica” e lista algumas postagens do partido, a exemplo de uma em que o ministro é chamado de “skinhead de toga” e outra em defesa da “dissolução total” da Corte.

“No entanto, da análise individualizada da situação do partido político, depreende-se que houve a cessação de divulgação de conteúdos revestidos de ilicitude e tendentes a transgredir a integridade do processo eleitoral e a incentivar a realização de atos antidemocráticos pelo PCO, razão pela qual se mostra viável a reativação dos respectivos perfis, mantendo-se, porém, a remoção das postagens irregulares por ele veiculadas”, escreveu o magistrado.

Ele determinou, no entanto, que o PCO se abstenha de publicar, promover e compartilhar notícias fraudulentas “objeto da presente ação”, sob pena de multa diária de 10 mil reais.

Em nota publicada pouco após a decisão, o partido afirmou que suas contas nas redes sociais “devem retornar à sua normalidade após quase um ano retidas pelo inquérito promovido pelo Supremo Tribunal Federal”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo