CartaExpressa

Moraes manda PGR se manifestar sobre pedido para suspender posse de bolsonaristas por golpismo

O órgão tem 24 horas para responder ao ministro do Supremo Tribunal Federal

Moraes manda PGR se manifestar sobre pedido para suspender posse de bolsonaristas por golpismo
Moraes manda PGR se manifestar sobre pedido para suspender posse de bolsonaristas por golpismo
O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral. Foto: Andressa Anholete/AFP
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes estabeleceu o prazo de 24 horas para a Procuradoria-Geral da República se manifestar sobre o pedido de suspensão da posse de deputados eleitos suspeitos de participação nos atos golpistas de 8 de janeiro, em Brasília.

O encaminhamento à PGR é protocolar e atende ao pedido do grupo Prerrogativas, que acionou a Corte. Os advogados pediram que os seguintes parlamentares tenham a diplomação suspensa:

  • Carlos Jordy (PL-RJ) – deputado federal reeleito
  • Silvia Waiãpi (PL-AP) – deputada federal eleita
  • André Fernandes (PL-CE) – deputado federal eleito
  • Nikolas Ferreira (PL-MG) – deputado federal eleito
  • Sargento Rodrigues (PL-MG) – deputado estadual reeleito
  • Walber Virgolino (PL-PB) – deputado estadual eleito

Na ação, o coletivo solicitou a abertura de um inquérito para apurar eventuais crimes cometidos pelos parlamentares.

Além disso, pediu que a Ministério Público Eleitoral analise a possibilidade de abertura de investigação na Justiça Eleitoral.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo