CartaExpressa,Política

Moraes manda a PF realizar perícia nas contas do PTB e mira divulgação de fake news por Jefferson

Moraes manda a PF realizar perícia nas contas do PTB e mira divulgação de fake news por Jefferson

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta quinta-feira 14 o prazo de 30 dias para que a Polícia Federal realize uma perícia nas contas do PTB, partido presidido pelo bolsonarista Roberto Jefferson.

Moraes determinou que a PF analise as notas fiscais de serviços prestados por uma empresa de comunicação e assessoria de marketing digital ao PTB.

Em nota, o STF informou que a decisão “decorre de ofício encaminhado pela Corregedoria-Geral Eleitoral, que apura a disseminação de notícias fraudulentas pelo presidente do PTB, Roberto Jefferson, que, por meio de redes sociais, teria utilizado a estrutura do partido”.

Na tarde desta quinta, Jefferson deixou o hospital em que estava internado, passou pelo Instituto Médico Legal e foi escoltado por policiais federais de volta ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na zona oeste da cidade do Rio de Janeiro.

Na quarta 13, Moraes manteve a prisão preventiva de Jefferson. Em 4 de setembro, o magistrado havia autorizado que o ex-deputado deixasse a prisão para se submeter a um tratamento médico, utilizando tornozeleira eletrônica. A decisão, no entanto, não revogava a prisão preventiva, cumprida por Jefferson desde 13 de agosto. O bolsonarista é acusado de participar de uma milícia digital que promove ataques à democracia.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem