CartaExpressa
Moraes derruba o sigilo de delação de Mauro Cid
O ministro determinou a divulgação dos arquivos com os 14 depoimentos do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro apenas um dia após a PGR denunciar o ex-capitão por tentativa de golpe


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou a derrubada do sigilo da delação de Mauro Cid, o tenente-coronel que ocupava o posto de principal ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL).
A derrubada do sigilo foi determinada nesta quarta-feira 19 e ocorre apenas um dia depois da Procuradoria-Geral da República denunciar o ex-presidente por tentativa de golpe. Outras 33 pessoas, incluindo Cid, também foram denunciadas pela trama. O caso está nas mãos do STF.
Os 14 depoimentos do tenente-coronel formam parte importante do conjunto de provas usadas pela Polícia Federal para concluir que Bolsonaro liderava uma organização criminosa que tinha como objetivo se manter no poder. O relatório da corporação é a base principal da denúncia protocolada pela PGR.
Mauro Cid na CPMI do 8 de Janeiro – Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
No despacho divulgado nesta quarta, Moraes determina que os arquivos sejam divulgados com urgência.
Além de derrubar o sigilo, a decisão assinada por Moraes nesta quarta-feira também inicia a contagem do prazo de 15 dias para que os denunciados “ofereçam as respectivas respostas” ao tribunal sobre as acusações feitas por Paulo Gonet, o procurador-geral da República.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os próximos passos após a PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Por Wendal Carmo
Dinheiro para plano golpista foi obtido com ‘pessoal do agronegócio’, aponta PGR
Por CartaCapital
Denúncia da PGR separa golpistas em quatro núcleos; entenda o papel de cada grupo na trama
Por CartaCapital