CartaExpressa
Moraes dá prazo para PF terminar investigação sobre tentativa de golpe
Caso envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro; decisão foi revelada pelo site ‘UOL’
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu prazo para que a Polícia Federal (PF) termine a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado no País.
Segundo informações do portal UOL, divulgadas nesta segunda-feira 21, Moraes deu 60 dias para que os investigadores finalizem as diligências do caso que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e militares.
“Encaminhem-se os autos à Polícia Federal para a conclusão das investigações e apresentação do relatório conclusivo a esta Suprema Corte no prazo de 60 dias. Após [isso acontecer] encaminhem-se os autos à Procuradoria-Geral da República, para manifestação, no prazo de 15 dias”, diz um trecho da decisão, que é do último dia 27 de setembro.
Bolsonaro é investigado pelos atos preparatórios ao 8 de Janeiro. Além dele, militares da alta patente também estão sob investigação.
Os ex-comandantes do Exército, Antônio Freire Gomes, e da FAB, Carlos Almeida de Baptista Jr., chegaram a dizer à PF que Bolsonaro teria apresentado a eles uma proposta de minuta golpista, na tentativa de impedir a posse de Lula (PT) como presidente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF rejeita pedido de Bolsonaro para encerrar inquérito sobre vazamento de dados sigilosos
Por CartaCapital
Eduardo Bolsonaro tem R$ 88,9 mil bloqueados após se recusar a pagar indenização para jornalista
Por CartaCapital
Lula diz que Bolsonaro inventou ser evangélico: ‘Não acredita em Deus’
Por CartaCapital
Se minha inelegibilidade continuar, jogo a toalha e vou cuidar da vida, diz Bolsonaro
Por CartaCapital
Moraes rejeita domiciliar para Daniel Silveira e mantém trabalho em colônia penal
Por CartaCapital



