CartaExpressa
Moraes dá 24 horas para a PGR se manifestar sobre prisão de ex-comandante da PM do DF
Em 10 de janeiro, o ministro determinou a prisão preventiva de Fábio Augusto e do ex-secretário da Segurança Pública Anderson Torres


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, estabeleceu nesta terça-feira 31 o prazo de 24 horas para a Procuradoria-Geral da República se manifestar sobre um pedido para libertar o coronel Fábio Augusto Vieira, ex-comandante da Polícia Militar do Distrito Federal.
Em 10 de janeiro, Moraes determinou a prisão preventiva de Augusto e do ex-secretário da Segurança Pública do DF Anderson Torres. A decisão foi publicada dois dias depois de bolsonaristas invadirem e depredarem áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF.
“Absolutamente nada justifica a omissão e conivência do Secretário de Segurança Pública e do Comandante Geral da Polícia Militar”, dizia o despacho do ministro do STF. “Os comportamentos de Anderson Torres e Fábio Vieira são gravíssimos e podem colocar em risco, inclusive, a vida do Presidente da República, dos Deputados Federais e Senadores e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal.”
A defesa do coronel argumenta que ele não participou do planejamento para a operação de segurança em 8 de janeiro e que, mesmo assim, se “utilizou de todos os meios disponíveis no momento para atuar” no enfrentamento aos golpistas. Além disso, dizem os advogados, ele foi exonerado do cargo, de modo que “sua liberdade não pode e nem poderia conduzir a nenhum risco concreto à ordem pública”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Quem é Rogério Marinho, candidato de Bolsonaro à presidência do Senado
Por Leonardo Miazzo
Moro votará no candidato de Bolsonaro à presidência do Senado
Por CartaCapital
Bolsonaro destruiu aparatos de combate à corrupção, conclui Transparência Internacional
Por CartaCapital