CartaExpressa
Moraes concede prisão domiciliar a ‘Fátima de Tubarão’, condenada pelo 8 de Janeiro
O STF sentenciou Maria de Fátima Souza a 17 anos de prisão
O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes concedeu prisão domiciliar a Maria de Fátima Souza, conhecida como Fátima de Tubarão, condenada a 17 anos de prisão por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.
A condenada terá de usar tornozeleira eletrônica e observar restrições como a proibição de deixar o Brasil, de acessar redes sociais e de se comunicar com demais envolvidos na tentativa de golpe.
“O descumprimento da prisão domiciliar ou de qualquer uma das medidas alternativas implicará na reconversão da domiciliar em prisão dentro de estabelecimento prisional”, advertiu Moraes.
Fátima, de 70 anos, cumpriu três anos, dez meses e 24 dias de pena até receber a domiciliar, conforme a decisão do ministro, assinada na última sexta-feira 24.
No julgamento que condenou a ré, em agosto de 2024, Moraes destacou haver provas explícitas produzidas por ela, como mensagens, fotos e vídeos publicados nas redes sociais. Em um dos vídeos, Fátima afirma que estaria “quebrando tudo” na sede do STF e que teria utilizado um dos banheiros do prédio “sujando tudo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes manda prender Silvinei Vasques e mais 4 condenados pela trama golpista
Por CartaCapital
Moraes decreta prisão domiciliar de condenada pela trama golpista
Por CartaCapital
Fachin barra tentativa de declarar Moraes suspeito em processo sobre a Petrobras
Por CartaCapital



