CartaExpressa
Moraes autoriza cirurgia ‘urgente’ no joelho de Daniel Silveira
Segundo a perícia, trata-se da decorrência de um ‘trauma em prática esportiva em joelho direito mais ou menos cinco anos passados’


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou nesta segunda-feira 21 que o ex-deputado federal Daniel Silveira realize uma operação no joelho direito. A decisão vem após a Procuradoria-Geral da República se manifestar a favor da realização do procedimento.
Segundo a perícia realizada a pedido de Moraes, trata-se da decorrência de um “trauma em prática esportiva em joelho direito mais ou menos cinco anos passados”. A cirurgia, solicitada pela defesa em caráter de “urgência”, pretende reconstruir o ligamento cruzado anterior e reparar o menisco.
O STF condenou Daniel Silveira em 2022 a 8 anos e 9 meses de prisão por ameaça ao Estado Democrático de Direito e coação no curso do processo. A pena chegou a ser perdoada por Jair Bolsonaro (PL), mas a Corte também anulou o indulto.
Em 20 de dezembro de 2024, Moraes concedeu liberdade condicional ao ex-deputado com a fixação de medidas cautelares, como a vedação do porte ou da posse de qualquer arma de fogo. Três dias depois, notificado sobre o descumprimento de outras ordens, o ministro revogou o livramento e mandou Silveira voltar à prisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

STF nega pedido de Daniel Silveira para trabalhar fora da prisão
Por Wendal Carmo
A nova tentativa da defesa de Daniel Silveira para ‘relaxar’ a prisão do bolsonarista
Por CartaCapital