CartaExpressa
Moraes autoriza Bolsonaro a ter acesso integral às provas da investigação sobre ‘trama golpista’
Ministro lembrou que Primeira Turma do STF já rejeitou nulidade do processo por falta de acesso ao material porobatório


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu aos pedidos das defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), do tenente-coronel Mauro Cid e do general Augusto Heleno, e deu acesso integral às provas obtidas pela Polícia Federal (PF) no inquérito sobre a trama golpista.
A decisão foi tomada na última quarta-feira 30. Nela, Moraes deu cinco dias para que a PF informe que meio pretende adotar para compartilhar as informações. Depois disso, o órgão terá mais cinco dias para disponibilizar as provas.
“A Polícia Federal deverá manter sigilosos eventuais documentos, mídias, áudios e vídeos que contenham fatos íntimos e ligados à vida privada de todos os denunciados. Nesse caso, o juízo deverá ser comunicado e as Defesas deverão realizar requerimentos específicos”, diz a decisão do magistrado.
Ao tratar do caso, Moraes também lembrou que a Primeira Turma do STF – que é responsável por julgar os envolvidos na ‘trama golpista’ – já rejeitou por unanimidade qualquer pedido de nulidade do processo por ausência de amplo acesso às provas na fase de recebimento do chamado ‘Núcleo 1′, que envolve Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes autoriza depoimentos das testemunhas de Bolsonaro na ação do golpe; veja a lista
Por CartaCapital
A nova cartada de Bolsonaro para atrasar a ação do golpe no STF
Por CartaCapital