CartaExpressa,Política

Moraes afasta delegado de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

Moraes afasta delegado de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Andressa Anholete/AFP

O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Andressa Anholete/AFP

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira 27 o afastamento do delegado Felipe Leal das investigações sobre uma possível interferência política e ilegal do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

Na decisão, Moraes também anulou os pedidos de informação feitos por Leal à PF sobre atos do atual diretor-geral da corporação, Paulo Maiurino. O objetivo era incluir no inquérito que corre no STF as decisões de Maiurino que levaram à troca de delegados que trabalharam em investigações sobre o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.

Para Moraes, no entanto, as diligências estariam fora do escopo inicial da investigação. “Não há, portanto, qualquer pertinência entre as novas providências referidas e o objeto da investigação”, escreveu o ministro. O inquérito foi aberto em abril de 2020, cerca de um ano antes de Maiurino assumir a diretoria-geral da PF.

No despacho desta sexta, Moraes estabelece que o inquérito deve ser encaminhado a Maiurino, que terá de designar um novo delegado para dar sequência às apurações.

 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem