CartaExpressa
Moraes afasta delegado de investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF
Na decisão, o ministro do STF também anulou os pedidos de informações feitos por Felipe Leal à corporação


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou nesta sexta-feira 27 o afastamento do delegado Felipe Leal das investigações sobre uma possível interferência política e ilegal do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.
Na decisão, Moraes também anulou os pedidos de informação feitos por Leal à PF sobre atos do atual diretor-geral da corporação, Paulo Maiurino. O objetivo era incluir no inquérito que corre no STF as decisões de Maiurino que levaram à troca de delegados que trabalharam em investigações sobre o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles.
Para Moraes, no entanto, as diligências estariam fora do escopo inicial da investigação. “Não há, portanto, qualquer pertinência entre as novas providências referidas e o objeto da investigação”, escreveu o ministro. O inquérito foi aberto em abril de 2020, cerca de um ano antes de Maiurino assumir a diretoria-geral da PF.
No despacho desta sexta, Moraes estabelece que o inquérito deve ser encaminhado a Maiurino, que terá de designar um novo delegado para dar sequência às apurações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Pedido de impeachment de Moraes não tem justa causa e está arquivado, diz Pacheco
Por Leonardo Miazzo
Sexta-feira de Bolsonaro tem 75 minutos de trabalho na agenda e passeio de moto em Goiânia
Por CartaCapital
Bolsonaro pensa e deseja o golpe, afirma Gilberto Kassab
Por CartaCapital