CartaExpressa
Moraes abre prazo para PGR decidir se denuncia Bolsonaro ou arquiva o caso das joias
O ministro decidiu retirar o sigilo da investigação nesta segunda-feira 8


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, retirou nesta segunda-feira 8 o sigilo do caso das joias recebidas pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Agora, a Procuradoria-Geral da República tem 15 dias para apresentar uma denúncia, arquivar a investigação ou solicitar mais provas à Polícia Federal.
Moraes avaliou que, com a apresentação do relatório da PF, na semana passada, não há motivo para manter o sigilo.
A PF indiciou Bolsonaro pelos seguintes crimes:
- associação criminosa: quando três ou mais pessoas se associam para o fim específico de cometer crimes. Pena: reclusão de um a três anos.
- peculato: quando um funcionário público se apropria de dinheiro ou qualquer outro bem móvel, público ou particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou o desvia, em proveito próprio ou alheio. Pena: reclusão de dois a doze anos.
- lavagem de dinheiro: consiste em ocultar ou dissimular natureza, origem, localização, disposição, movimentação ou propriedade de bens, direitos ou valores provenientes, direta ou indiretamente, de infração penal. Pena: reclusão de três a dez anos e multa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula ironiza joias de Bolsonaro e diz que não é presidente para receber ‘colar de pedra preciosa’
Por CartaCapital
Joias sauditas: veja os supostos crimes cometidos por Bolsonaro e as penas que podem ser aplicadas contra o ex-capitão
Por Marina Verenicz
Além de Bolsonaro: confira quem a PF indiciou no caso das joias
Por CartaCapital