CartaExpressa
Ministro do Turismo quer afrouxar regras para retomar cruzeiros após surtos de Covid
‘Eu torço para que haja esse entendimento’, disse Gilson Machado a jornal


O ministro do Turismo, Gilson Machado, quer o afrouxamento das regras de controle da Covid-19 em cruzeiros, a fim de retomar as embarcações. A declaração vem horas depois de a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros anunciar que as companhias suspenderão, de forma voluntária, as operações no País até 21 de janeiro.
Na semana passada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomendou ao Ministério da Saúde a suspensão da temporada de navios de cruzeiro. A Anvisa levou em consideração o aumento repentino de casos de Covid nas embarcações e o risco de transmissão da variante Ômicron.
Machado recorre, porém, à suposta manifestação menos severa da nova variante na comparação com cepas anteriores. Ele avalia que o governo de Jair Bolsonaro deveria aumentar o percentual tolerado de casos de Covid entre passageiros antes de declarar um surto e restringir as atividades de um navio.
“É preciso adequar com a Ômicron, porque ela não está gerando pressão nos hospitais. Mas a palavra é do ministro da Saúde. Eu torço para que haja esse entendimento”, disse o ministro do Turismo ao jornal Folha de S.Paulo nesta segunda-feira 3.
Os protocolos vigentes para embarcação em cruzeiros englobam, por exemplo, a vacinação completa de hóspedes e tripulantes; a testagem pré-embarque; a capacidade reduzida para facilitar o distanciamento social; e o uso obrigatório de máscaras.
Participam da negociação com a Anvisa e com a Associação Brasileira de Navios de Cruzeiros os ministérios da Saúde, do Turismo, da Infraestrutura e da Casa Civil.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Vamos esperar as opiniões dos especialistas’, diz Queiroga antes de audiência sobre vacinação de crianças
Por CartaCapital
Deputados do partido de Macron são ameaçados de morte por apoio a passaporte vacinal
Por RFI
Com apenas 100 mil respostas a consulta pública, governo decidirá até dia 5 sobre vacinação infantil
Por CartaCapital