CartaExpressa
Ministro do TSE manda rede social tirar do ar vídeo de Eduardo Bolsonaro sobre Ciro
Raul Araújo destacou que a edição descontextualizada do vídeo resulta em repercussão negativa no cenário eleitoral, o que é, ‘objeto de preocupação’ da Justiça Eleitoral


O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou na sexta-feira 19 que o Instagram retire do ar um vídeo publicado pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre Ciro Gomes, candidato do PDT à presidência da República.
O vídeo, publicado pelo parlamentar no último dia 15, traz trechos editados de uma palestra feita pelo pedetista no Brazil Fórum UK, em Oxford (Inglaterra). Após a publicação, o PDT acionou o TSE.
Em sua decisão, o ministro justificou que “o vídeo, de fato, apresenta conteúdo produzido para desinformar, pois a mensagem transmitida com a publicação está totalmente desconectada dos contextos fáticos em que se apresentava o candidato do PDT, Ciro Gomes. Os recortes são manipulados com o objetivo de prejudicar a imagem do candidato, emprestando o sentido de que ele seria contrário à fé católica e odioso aos cristãos”.
Acrescentou ainda que a edição descontextualizada do vídeo resulta em repercussão negativa no cenário eleitoral, o que é, “objeto de preocupação” da Justiça Eleitoral.
“A proteção ao direito da veracidade da informação e da honra dos atores do processo eleitoral é uma diretriz para que a Justiça Eleitoral exerça seu papel de reguladora pontual do certame”, concluiu Araújo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça Eleitoral determina retirada de outdoor que faz propaganda negativa à Lula em MT
Por CartaCapital
Desembargador anuncia aposentadoria e critica discurso de Moraes no TSE: ‘Declaração de guerra’
Por CartaCapital